Conjunto arquitetônico de 1929 

O terreno escolhido para a construção do Matadouro Modelo de Curityba encontra-se na região do Atuba, a 9.450 m da Praça Tiradentes, marco inicial da cidade. Em 1928, ano da assinatura do contrato para sua construção,  está situado no rocio de Curitiba e atende, portanto, a exigência de não pertencer ao seu quadro urbano. Com 351.619 m², a sua localização respeita, também,  outros condicionantes impostos pelas normas sanitárias vigentes e pelo Edital n° 6, que determina os parâmetros construtivos para o estabelecimento:

  1. estabelecido em frente da Estrada da Graciosa, tem fácil comunicação com a capital;
  2. encontrando-se próximo à ferrovia Curitiba-Paranaguá, tem facilidade de escoamento de sua produção para o porto e possibilidade de exportação;
  3. limitando-se, a leste, pelo rio Atuba (o curso de seu leito foi desviado posteriormente), tem fácil acesso a água, fundamental ao processo produtivo.
mapa 01-min

Mapa 1: Matadouros de Curitiba - 1930. Destaca a localização dos matadouros de Curitiba. O do Guabirotuba está a cerca de 5.000 metros de distância da Praça Tiradentes, marco inicial da cidade; o do Atuba, a 9.450 m. 

Fontes: Mapas da cidade disponíveis no acervo da Diretoria do Patrimônio Cultural da FCC (Fundação Cultural de Curitiba), da COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e do Arquivo Público Municipal. 

mapa 02-min

Mapa 2: Matadouro Modelo de Curityba - implantação em 1929. Mostra os diversos edifícios que integram o conjunto arquitetônico inicial e destaca sua adequação às exigências impostas pelo Edital n° 6, que determinou os parâmetros construtivos para o estabelecimento. 

Fontes: MATADOURO MODELO.  Situação dos prédios - Planta de situação - Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Curitiba: s.d.

 

Figura 01-min

Figura 1: Implantação do conjunto arquitetônico do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Situação dos prédios - Planta de Situação. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

 

Figura 02-min

Figura 2: Plantas do Pavilhão Principal do Matadouro Modelo. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Pavilhão Principal. Plantas, cortes e fachadas principal - Coordenadoria do Patrimônio do Estado - Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.  

Figura 03-min

Figura 3: Plantas do Pavilhão Principal do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Pavilhão Principal. Plantas, cortes e fachadas principal- Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Curitiba: s.d. ATUBA, projeto arquitetônico de acessibilidade. Implantação. Companhia Paranaense de Energia. Curitiba: maio de 2010.

Figura 04-min

Figura 4: Locação de Aparelhagem e Maquinário do Pavilhão Principal do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Locação da Aparelhagem e Maquinário. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

 

Figura 05-min

Figura 5: Cortes do Pavilhão Principal do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Pavilhão Principal. Plantas, cortes e fachadas principal. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

  

Figura 06-min

Figura 6: Fachadas do Pavilhão Principal do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Pavilhão Principal. Plantas, cortes e fachadas principal. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

 

Figura 07-min

Figura 7: Fachada frontal e lateral direita do Pavilhão Principal do Matadouro Modelo-1929, destacando sua adequação às exigências do Edital nº.6, que determina os parâmetros construtivos para o estabelecimento.

Fonte: MATADOURO MODELO. Pavilhão Principal. Plantas, cortes e fachadas principal. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Curitiba: s.d. ATUBA, projeto arquitetônico de acessibilidade. Implantação. Companhia Paranaense de Energia. Curitiba: maio de 2010.

Figura 08-min

Figura 8: Casa da Administração do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Casa da Administração. Plantas, cortes e fachadas principal. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

 

Figura 09-min

Figura 9: Oficina Mecânica do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Officina Mecanica. Plantas, cortes e fachadas principal. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

 

Figura 10-min

Figura 10: Casa da Caldeira do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Casa da Caldeira. Officina mecânica. Planta, corte e fachada principal. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

 

Figura 11-min

Figura 11: Casa de Adubos do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Casa de Adubos. Plantas, cortes e fachadas principal. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

 

Figura 12-min

Figura 12: Matadouro Sanitário do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Matadouro Sanitário. Plantas, cortes e fachadas principal. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

 

Figura 13-min

Figura 13: Curtume do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Curtume. Plantas, cortes e fachadas principal. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

- 

figura 14-min

Figura 14: Casa das Bombas do Matadouro Modelo - 1929. 

Fonte: MATADOURO MODELO. Casa das Bombas. Plantas, cortes e fachada principal. Coordenadoria do Patrimônio do Estado- Secretaria de Estado da Administração. Pasta 813. Curitiba: s.d.

- .   

Compartilhar: