Skip to content

Edifícios Públicos de Curitiba​

Edifícios Públicos de Curitiba. Ecletismo e Modernismo na Arquitetura Oficial é um projeto de pesquisa incentivado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC) da Fundação Cultural de Curitiba sobre o patrimônio público edificado da cidade. Realizado entre 2008 e 2010, o trabalho resultou em um livro de mesmo nome (disponibilizado integralmente) e um CD-Rom, cujo conteúdo encontra-se neste site.

Aqui são apresentados fotografias, mapas e desenhos arquitetônicos que revelam treze edifícios públicos em Curitiba, construídos entre 1854 e 1965. Compreende as várias sedes dos palácios do Governo municipal e estadual, da Assembleia Legislativa e da Justiça, além de sedes administrativas do como o Laboratório de Análises, a Coletoria e o Edifício Oswaldo Pacheco de Lacerda. Todos possuem como característica fundamental materializar na arquitetura a ação e o poder do Estado. Abrangendo espaços e tempos históricos diversos, apresentam técnicas e materiais construtivos, programa arquitetônico e linguagem formal específicos de suas épocas.

Tanto os edifícios ecléticos, constantes no final dos anos de 1920, como os modernistas, oficializados na década de 1950, estão de acordo com os princípios fundamentais da arquitetura e em plena contemporaneidade, atendendo à sociedade em que se inserem. Belíssimos exemplares de arquitetura convivem na paisagem urbana de Curitiba, com o objetivo claro de sempre serem ícones da vontade política de uma determinada conjuntura social.

Boa navegação!

Scroll To Top