Apresentação

A pesquisa O Matadouro Municipal do Guabirotuba apresenta a trajetória deste estabelecimento, inaugurado no final do século XIX e que permaneceu em funcionamento até 1974. Resultam do trabalho um livro e um site.

O primeiro, Os 75 anos do Matadouro Municipal do Guabirotuba, compreende dois capítulos que discutem a construção dos edifícios, as implicações com a higiene pública e a vasta legislação a respeito de ambos.

O site O Matadouro Municipal e o Guabirotuba revela como se constituiu o bairro a partir daquele estabelecimento, das ações urbanizadoras e dos planos urbanísticos propostos para a região. Aqui, é possível ler a integra do livro Os 75 anos do Matadouro Municipal do Guabirotuba.

O trabalho de pesquisa, realizado pelas pesquisadoras Zulmara Clara Sauner Posse e Elizabeth Amorim de Castro, foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e incentivado pelas empresas CELEPAR, HIGISERV Limpeza e Conservação S/A e BEST WAY TRIPS Agência de Viagens e Turismo Ltda.

 

Boa navegação!