Tribunal Superior e Secretarias de Estado

Ficha Técnica

Denominação inicial: Tribunal Superior e Secretarias de Estado

Denominação atual: Ministério Público do Paraná

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 1.251

Autor do Projeto Arquitetônico: Engenheiro Candido de Abreu

Data do Projeto Arquitetônico: 1902

Data de inauguração: 19 de dezembro de 1903

Edifício original: Ampliado

Área Total Construída: 2.500 m² aproximadamente

Número de Pavimentos: 2

Técnica Construtiva: Alvenaria de tijolos

Tipologia: U

Linguagem: Eclética

Tombamento Estadual: 02/2001, Inscrição Tombo n°143-II

Ministério Público do Paraná, em Curitiba.

Ilustração 1: Ministério Público do Paraná, em Curitiba.
Desenho: Daniel Gonçalves – Séphia Design.

No predio sito á rua Marechal Floriano Peixoto, adquirido pelo governo em hasta publica, foram feitas as obras necessarias para adaptal-o ao funccionamento das repartições publicas, que aliás para elle já foram transferidas, a saber: a Secretaria do Interior, das Obras Publicas, Repartição Central de Policia, Superior Tribunal de Justiça, tribunaes de 1ª instancia, tribunal do jury, repartição de hygiene e Junta commercial.
No mencionado predio existem salas para escriptorios de advogados, solicitadores e escrivães.

PARANÁ. Governo. 1904. Mensagem apresentada pelo Exmº Snr. Dr. Francisco Xavier da Silva, Governador do Estado, ao Congresso Legislativo do Estado na 1ª Sessão ordinária da 7ª Legislatura, no dia 1º de fevereiro de 1904. Curytiba: Typographia d’A Republica, 1904. (p.9)

 

Desde sua inauguração, o edifício foi ocupado por vários órgãos da administração pública, como a Coletoria Estadual, a Procuradoria Fiscal, o Depósito Público, a Secretaria de Viação e Obras Públicas e a antiga SUCEAM (atual SUDERHSA). Em 09 de maio de 1996, foi transferido para o Ministério Público do Estado do Paraná, momento em que foi restaurado. Atualmente abriga a subsede do Ministério Público, com as Promotorias Especiais de Defesa do Consumidor, de Defesa do Meio Ambiente, de Defesa dos Direitos e Garantias Individuais, de Reparação do Dano Proveniente de Crimes, Coordenadorias Criminal e Civil, Escola Superior do Ministério Público, Curso de Estagiários e o Memorial do Ministério Público.

 

Fachada principal do antigo Tribunal Superior e Secretarias de Estado, hoje Ministério Público do Paraná, em Curitiba - 1997.

Figura 1: Fachada principal do antigo Tribunal Superior e Secretarias de Estado, hoje Ministério Público do Paraná, em Curitiba – 1997. Em cinza, está destacada a fachada de 1903.
Desenho elaborado em 2007, tendo como base o levantamento arquitetônico atual em ARQUIBRASIL. Arquitetura e Restauração. Restauração do Edifício do Ministério Público do Estado do Paraná. Curitiba, agosto de 1997. Plantas dos pavimentos térreos e superior e fachadas principal e lateral, apresentadas em duas pranchas. Projeto Arquitetônico de Restauração em arquivo digital.
Acervo: ARQUIBRASIL. Arquitetura e Restauração.

 

Plantas dos pavimentos térreo e superior do Tribunal Superior e Secretarias d’Estado, em Curitiba - 1905.

Figura 2: Plantas dos pavimentos térreo e superior do Tribunal Superior e Secretarias d’Estado, em Curitiba – 1905.
Desenho elaborado em 2007, tendo como base as plantas apresentadas em Plantas dos Edifícios Públicos do Estado em Curityba. Curityba, 1905. Plantas dos edifícios públicos Escola Tiradentes, Escola Carvalho, Escola Oliveira Bello Teatro Guayra, Grupo Escolar Dr. Xavier da Silva, Tribunal Superior e Secretarias d’Estado, Museu Paranaense e Secretaria de Finanças, apresentadas em uma prancha. Levantamento arquitetônico em cópia heliográfica. Acervo: Coordenadoria do Patrimônio do Estado da SEAD (Secretaria de Estado da Administração). e o levantamento arquitetônico atual em ARQUIBRASIL. Arquitetura e Restauração. Restauração do Edifício do Ministério Público do Estado do Paraná. Curitiba, agosto de 1997. Plantas dos pavimentos térreos e superior e fachadas principal e lateral, apresentadas em duas pranchas. Projeto Arquitetônico de Restauração em arquivo digital. Acervo: ARQUIBRASIL. Arquitetura e Restauração.

Compartilhar: