Skip to content

Edifícios Públicos de Curitiba​

Collectoria, Junta e Instituto Commercial e Directoria de Águas e Esgotos

Collectoria, Junta e Instituto Commercial e Directoria de Águas e Esgotos

Inaugurou-se hoje o predio destinado as Collectorias da Capital, Junta Commercial, Instituto Commercial e Directoria de Aguas e Exgotos. Nesta capital foi inaugurado hoje, á rua dr. Muricy, ás 13 horas, o predio destinado às Collectorias da Capital, Junta Commercial, Instituto Commercial e Directoria de Aguas e Exgottos. (…) O edificio é de construcção da…

Leia Mais

Paço da Assembléia

Antigo prédio da Assembléia, já como Museu de História Natural e Etnographia (depois Museu Paranaense), em Curitiba - sem data.

Paço da Assembléa Acha-se terminado o paço da assembléa, com excepção de pequenos acabamentos, os quaes brevemente estarão concluídos, e não estorvarão a vossa reunião neste recinto. Excedeo um pouco a somma, em que havia sido orçada, e o praso dentro do qual se suppoz ficaria prompto; mas assim mesmo força é confessar que grandes…

Leia Mais

Paço Municipal

Paço da Liberdade, em Curitiba.

  Coritiba, a bella capital do Sul, possue hoje um excellente Paço, enfim, que honra não só os camaristas que ordenaram a sua construcção mas também quem o edificou. E é um edifício próprio, o primeiro por certo, do Paiz, pois não nos consta que as municipalidades do Rio de Janeiro, S. Paulo, Bahia, Recife…

Leia Mais

Palácio 29 de Março

Palácio 29 de Março, em Curitiba.

  O projeto arquitetônico é de autoria do engenheiro civil Rubens Meister e a construção foi iniciada em 15 de junho de 1961 e concluída em novembro de 1969. No período, houve a interrupção da obra entre 1962 e 1964. A estrutura em concreto armado foi concluída no começo de 1967. Finalmente, em 14 de…

Leia Mais

Palácio da Justiça

Palácio da Justiça

Durante a construção do Centro Cívico, o então Edifício das Secretarias, concebido para abrigar em seus trinta andares sete secretarias estaduais, teve sua destinação alterada, transformando-se em Palácio da Justiça, com redução do número de pavimentos para doze. Em 2004, o Anexo 1, de autoria do escritório Projeto Globo Engenharia e Arquitetura, foi inaugurado passando…

Leia Mais

Palácio da Liberdade

Palácio do Governo - sem data

Projetada pelo engenheiro Ernesto Guaita, foi construída entre 1870-1890 e trata-se de uma casa de sobrado sita a rua da Liberdade, desta cidade, com cento e doze palmos de frente contendo no pavimento terreo uma porta, dous portões e seis janellas, com muro de extensão de oitenta e oito palmos de terreno, e no pavimento…

Leia Mais

Palácio Dezenove de Dezembro

Palácio Dezenove de Dezembro, em Curitiba.

Conjunto da Assembleia Legislativa Projetado pelo arquiteto Olavo Redig de Campos, o conjunto da Assembleia Legislativa integrou a proposta original do Centro Cívico, sendo composto por três edifícios interligados por passarelas e com as seguintes funções: Secretaria, Plenário e Comissões da Assembléia. Do conjunto original, o edifício da Secretaria foi o único construído integralmente. Cada…

Leia Mais

Palácio do Congresso

Palácio do Congresso

  O Congresso dispõe tambem de um bonito edificio, novo e nobre de linhas, ao estylo italiano, Renascença, com poetico jardinete em derredor. Uma escadaria separada da rua, com o competente gradil de ferro em arcadas sobre colunnas da ordem coryntia. A pintura externa e interna do edificio, toda grisperle, destaca-o fortemente do verde do…

Leia Mais

Palácio Iguaçu

Palácio Iguaçu, em Curitiba.

É de estilo brasileiro contemporâneo e tem a aparência de uma imensa caixa retangular de cristal, suspensa em corpo avançado sobre colunas de mármore branco recuadas, que a atravessam até a laje de cobertura, formando assim as duas marquises que limitam o grande vitral: uma aos 6,50m de chão, protegendo o desembarque e embarque de…

Leia Mais

Palácio São Francisco

Palacete Garmatter, depois Palácio do Governo, em Curitiba - década de 1930.

A exiguidade do espaço do Palácio da Liberdade fez com que, em 1938, o interventor Manoel Ribas convencesse o amigo, empresário e pecuarista, Julio Garmatter, a vender sua residência no Alto São Francisco. Determinamos a aquisição de moderno edificio, para a instalação do Palacio do Governo, o que foi feito pelo valor de quatrocentos contos…

Leia Mais
Scroll To Top