Palácio do Governo - sem data

Projetada pelo engenheiro Ernesto Guaita, e construída entre 1870-1890. Trata-se de uma casa de sobrado sita a rua da Liberdade, desta cidade, com cento e doze palmos de frente contendo no pavimento terreo uma porta, dous portões e seis janellas, com muro de extensão de oitenta e oito palmos de terreno, e no pavimento superior,…

Leia Mais
Palacete Garmatter, depois Palácio do Governo, em Curitiba - década de 1930.

A exiguidade do espaço do Palácio da Liberdade fez com que, em 1938, o interventor Manoel Ribas convencesse o amigo, empresário e pecuarista, Julio Garmatter, a vender sua residência no Alto São Francisco. Determinamos a aquisição de moderno edificio, para a instalação do Palacio do Governo, o que foi feito pelo valor de quatrocentos contos…

Leia Mais
Palácio Iguaçu, em Curitiba.

É de estilo brasileiro contemporâneo e tem a aparência de uma imensa caixa retangular de cristal, suspensa em corpo avançado sobre colunas de mármore branco recuadas, que a atravessam até a laje de cobertura, formando assim as duas marquises que limitam o grande vitral: uma aos 6,50m de chão, protegendo o desembarque e embarque de…

Leia Mais
Paço da Liberdade, em Curitiba.

  Coritiba, a bella capital do Sul, possue hoje um excellente Paço, enfim, que honra não só os camaristas que ordenaram a sua construcção mas também quem o edificou. E é um edifício próprio, o primeiro por certo, do Paiz, pois não nos consta que as municipalidades do Rio de Janeiro, S. Paulo, Bahia, Recife…

Leia Mais
Palácio 29 de Março, em Curitiba.

  O projeto arquitetônico é de autoria do engenheiro civil Rubens Meister. A construção foi iniciada em 15 de junho de 1961 e concluída em novembro de 1969. No período, houve a interrupção da obra entre 1962 e 1964. A estrutura em concreto armado foi concluída no começo de 1967. Finalmente, em 14 de novembro…

Leia Mais
Palácio da Justiça

Durante a construção do Centro Cívico, o então Edifício das Secretarias, concebido para abrigar em seus trinta andares sete secretarias estaduais, teve sua destinação alterada, transformando-se em Palácio da Justiça, com redução do número de pavimentos para doze. Em 2004, o Anexo 1, de autoria do escritório Projeto Globo Engenharia e Arquitetura, foi inaugurado passando…

Leia Mais
Antigo prédio da Assembléia, já como Museu de História Natural e Etnographia (depois Museu Paranaense), em Curitiba - sem data.

Paço da Assembléa Acha-se terminado o paço da assembléa, com excepção de pequenos acabamentos, os quaes brevemente estarão concluídos, e não estorvarão a vossa reunião neste recinto. Excedeo um pouco a somma, em que havia sido orçada, e o praso dentro do qual se suppoz ficaria prompto; mas assim mesmo força é confessar que grandes…

Leia Mais
Palácio do Congresso

  O Congresso dispõe tambem de um bonito edificio, novo e nobre de linhas, ao estylo italiano, Renascença, com poetico jardinete em derredor. Uma escadaria separada da rua, com o competente gradil de ferro em arcadas sobre colunnas da ordem coryntia. A pintura externa e interna do edificio, toda grisperle, destaca-o fortemente do verde do…

Leia Mais
Palácio Dezenove de Dezembro, em Curitiba.

Conjunto da Assembleia Legislativa Projetado pelo arquiteto Olavo Redig de Campos, o conjunto da Assembleia Legislativa integrou a proposta original do Centro Cívico, sendo composto por três edifícios interligados por passarelas e com as seguintes funções: Secretaria, Plenário e Comissões da Assembleia. Do conjunto original, o edifício da Secretaria foi o único construído integralmente. Cada…

Leia Mais
Ministério Público do Paraná, em Curitiba.

No predio sito á rua Marechal Floriano Peixoto, adquirido pelo governo em hasta publica, foram feitas as obras necessarias para adaptal-o ao funccionamento das repartições publicas, que aliás para elle já foram transferidas, a saber: a Secretaria do Interior, das Obras Publicas, Repartição Central de Policia, Superior Tribunal de Justiça, tribunaes de 1ª instancia, tribunal…

Leia Mais
Collectoria, Junta e Instituto Commercial e Directoria de Águas e Esgotos

Inaugurou-se hoje o predio destinado as Collectorias da Capital, Junta Commercial, Instituto Commercial e Directoria de Aguas e Exgotos. Nesta capital foi inaugurado hoje, á rua dr. Muricy, ás 13 horas, o predio destinado às Collectorias da Capital, Junta Commercial, Instituto Commercial e Directoria de Aguas e Exgottos. (…) O edificio é de construcção da…

Leia Mais
Museu de Arte Contemporânea, em Curitiba.

Laboratorio de Analyses Recentemente installado nesta Capital, o Laboratorio encontra-se apparelhado para realizar as pesquisas e analyses relativas á hygiene publica e comprehende, alem da secção de expediente, uma secção de bacteriologia, parazitologia e chimica medica e outra de chimica e bromatologia. A primeira destas secções se destina ás pesquisas e trabalhos experimentaes concernentes ás…

Leia Mais
Edifício Oswaldo Pacheco de Lacerda

Em 1° de abril de 1958, o engenheiro civil Ayrton João Cornelsen assumiu a direção do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER/PR) e propôs a construção de uma sede própria. O próprio Cornelsen idealizou o projeto arquitetônico e o engenheiro Venevérito da Cunha foi o responsável pelo cálculo estrutural. Sem verbas específicas para a…

Leia Mais