Skip to content

Edifícios Públicos de Curitiba​

Palácio São Francisco

Ficha Técnica

Denominação inicial: Palacete Julio Garmatter; depois (1938), Palácio do Governo

Denominação atual: Palácio São Francisco

Endereço: Rua Dr. Kellers, 289 - Alto São Francisco

Autor do Projeto Arquitetônico: Engenheiro-arquiteto Eduardo Fernando Chaves

Data do Projeto Arquitetônico: 1928

Data de inauguração: 1929

Edifício original: Ampliado

Área Total Construída: 1538,16

Número de Pavimentos: 02 + sótão e porão

Técnica Construtiva: Alvenaria de tijolos

Tipologia: Bloco único

Linguagem:

Tombamento Estadual: Processo n° 02/87, Inscrição Tombo n°87-II

A exiguidade do espaço do Palácio da Liberdade fez com que, em 1938, o interventor Manoel Ribas convencesse o amigo, empresário e pecuarista, Julio Garmatter, a vender sua residência no Alto São Francisco.

Determinamos a aquisição de moderno edificio, para a instalação do Palacio do Governo, o que foi feito pelo valor de quatrocentos contos de réis. Trata-se de um predio de ótima construção, situado no centro de amplo terreno, onde já foram construídas as demais instalações necessarias, cujo custo de elevou a Rs. 46:450$000.

PARANÁ. Governo. 1939. Relatório apresentado a S. Excia. o Snr. Dr. Getulio Vargas M. D. Presidente da Republica pelo Snr. Manoel Ribas, Interventor Federal do Paraná. Exercício de 1932 a 1939. Curitiba, Empresa Gráfica Paranaense, 1939. (p. 8-9)

O imponente edifício situado em local elevado foi projetado e construído em 1928 pelo engenheiro civil Eduardo Fernando Chaves. A sede do governo estadual permaneceu no palácio do Alto São Francisco até 19 de dezembro de 1954, quando foi transferida para o recém-inaugurado Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba. O edifício abrigou o Tribunal Regional Eleitoral até 1987, data em que foi restaurado e destinado ao Museu de Arte do Paraná e, em 2002, ao Museu Paranaense.

Compartilhar:
Scroll To Top