Skip to content

Edifícios Públicos de Curitiba​

Palácio da Liberdade

Ficha Técnica

Denominação inicial: Residência Leopoldo Ignácio Weiss; depois (1892), Palácio do Governo

Denominação atual: Museu da Imagem e do Som, Palácio da Liberdade

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 399

Autor do Projeto Arquitetônico: Engenheiro Ernesto Guaita

Data do Projeto Arquitetônico: 1870-1890

Data de inauguração: 1870-1890

Edifício original: Preservado

Área Total Construída: 700,60 m²

Número de Pavimentos: 02

Técnica Construtiva: Alvenaria de tijolos

Tipologia: Bloco único

Linguagem: Eclética

Tombamento Estadual: Processo n° 60/77, Inscrição Tombo n°59-II

Projetada pelo engenheiro Ernesto Guaita, foi construída entre 1870-1890 e trata-se de uma casa de sobrado sita a rua da Liberdade, desta cidade, com cento e doze palmos de frente contendo no pavimento terreo uma porta, dous portões e seis janellas, com muro de extensão de oitenta e oito palmos de terreno, e no pavimento superior, três portas e quatro janellas e com fundos correspondentes e mais bemfeitorias.

1° TABELIÃO. 1912. Escriptura de venda da uma casa de sobrado que fazem o Doutor Leopoldo Ignácio Weiss e sua mulher a Fazenda Nacional, pela quantia de quarenta conto de Réis, em 24 de outubro de 1890. Curityba, 10 de abril de 1912. Acervo: Coordenadoria do Patrimônio do Estado da SEAD (Secretaria de Estado da Administração) – Pasta 20.

O edifício, tombado pelo Patrimônio Estadual e considerado uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) municipal, abrigou o Palácio do Governo até 1937, quando este foi transferido para outra residência, da Família Garmatter, no Alto São Francisco. Em seguida foi ocupado pela Chefatura de Policia e pela Secretaria do Interior e Justiça. Em 1989, passou a abrigar o Museu da Imagem e do Som.

Compartilhar:
Scroll To Top