A proposta do Centro Cívico de Curitiba foi elaborada, entre 1941 e 1943, pelo urbanista francês Alfred Agache. Consistia em um conjunto de edifícios administrativos estaduais (Palácio do Governo e respectivas secretarias, Assembleia Legislativa e tribunais de Justiça e de Contas) situados em torno de uma esplanada e ligados ao centro da cidade por um…

Leia Mais

O Centro Cívico foi construído parcialmente e seu projeto arquitetônico, alterado. O prazo exíguo, os problemas técnicos e construtivos resultantes de erros de sondagens, de projetos e de cálculos estruturais e, sobretudo, a grande geada do inverno de 1953 foram alguns dos problemas que inviabilizaram sua conclusão. Nos festejos do Centenário da Emancipação Política do…

Leia Mais

  “Foi estudado e delineado pelo “engenheiro governador” Bento Munhoz da Rocha Netto, o projeto do Centro Cívico de Curitiba, e é de autoria do arquiteto paranaense prof. dr. David Xavier de Azambuja, e dos arquitetos drs. Flávio Régis do Nascimento, Olavo Redig de Campos e Sérgio Roberto Rodrigues. (…)O imponente conjunto de repartições públicas…

Leia Mais

“Coritiba, a bela capital do Sul, possui hoje um excelente Paço, enfim, que honra não só os camaristas que ordenaram a sua construção mas também quem o edificou. E é um edifício próprio, o primeiro por certo, do País, pois não nos consta que as municipalidades do Rio de Janeiro, S. Paulo, Bahia, Recife e…

Leia Mais

“Ocupa o novo Paço Municipal a razoável área de 500 metros mais ou menos e foi construído sobre uma base de concreto e blocos de cantaria, o que garante a estabilidade do edifício. (…) O aspecto geral externo é grandioso; as fachadas têm o cunho da elegância impressionante onde a vista se entretêm sem cansaço…

Leia Mais

O projeto arquitetônico do Palácio 29 de Março é de autoria do engenheiro civil Rubens Meister. A construção foi iniciada em 15 de junho de 1961. Entre 1962 e 1964 a obra foi interrompida. Finalmente, em 14 de novembro de 1969, ocorreu a inauguração da nova sede da Prefeitura de Curitiba. Para saber mais, acesse…

Leia Mais

Entre 1870 e 1890, o engenheiro Ernesto Guaita projetou uma residência para Leopoldo Ignácio Weiss. Trata-se “de uma casa de sobrado sita a rua da Liberdade, desta cidade, com cento e doze palmos de frente contendo no pavimento térreo uma porta, dois portões e seis janelas, com muro de extensão de oitenta e oito palmos…

Leia Mais

“É de estilo brasileiro contemporâneo e tem a aparência de uma imensa caixa retangular de cristal, suspensa em corpo avançado sobre colunas de mármore branco recuadas, que a atravessam até a laje de cobertura, formando assim as duas marquises que limitam o grande vitral: uma aos 6,50m de chão, protegendo o desembarque e embarque de…

Leia Mais

A exiguidade do espaço do Palácio da Liberdade fez com que, em 1938, o interventor Manoel Ribas convencesse o amigo, empresário e pecuarista, Julio Garmatter, a vender sua residência no Alto São Francisco.O imponente edifício foi projetado e construído em 1928 pelo engenheiro civil Eduardo Fernando Chaves. A sede do governo estadual permaneceu no palácio…

Leia Mais