Foi estudado e delineado pelo “engenheiro governador” Bento Munhoz da Rocha Netto, o projeto do Centro Cívico de Curitiba, e é de autoria do arquiteto paranaense prof. dr. David Xavier de Azambuja, e dos arquitetos drs. Flávio Régis do Nascimento, Olavo Redig de Campos e Sérgio Roberto Rodrigues. (…)
O imponente conjunto de repartições públicas estaduais, que é o Centro Cívico, está sendo levantado em local alto e aprazível, com linda vista panorâmica da cidade de Curitiba.
O acesso, partindo-se da praça Tiradentes, será feito pela rua Barão do Cerro Azul e pela avenida Cândido de Abreu, com 48 metros de largura, tendo uma faixa de rolamento de 18 metros, canalização elétrica subterrânea, arborização e ruas próprias e anexas à avenida, para estacionamento de veículos.
Ocupará um terreno com área aproximada de 300.000 metros quadrados, sendo o espaço a ser coberto pelas construções de 110.000 metros quadrados.
No Centro Cívico será instalada a sede do Governo do Paraná, reunindo-se em seus modernos edifícios, os órgãos dirigentes do Estado: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.”

O MONUMENTAL Centro Cívico de Curitiba. In Revista Ilustração Brasileira: edição comemorativa do Centenário do Paraná. N° 224. Rio de Janeiro: P. de Mello (Liv. Papelaria e Litho Typ. Pimenta de Mello), 1953. (p. 192-193)

Para saber mais acesse: https://www.memoriaurbana.com.br/edificios-publicos-de-curitiba/centro-civico-de-curitiba/.

Compartilhar: