Skip to content

Ontem & Hoje

Ontem&Hoje

Em 1886, ano da sua inauguração, a entrada principal do Passeio Público localizava-se no Boulevard 2 de Julho (atual Avenida João Gualberto). Para marcar o acesso ao parque, foram plantadas palmeiras ao longo desta rua, como pode ser visto na fotografia da época. As palmeiras de 1886 ainda fazem parte da paisagem do Passeio Público…

Leia Mais

Ontem&Hoje

O Coreto Mourisco foi projetado pelo arquiteto francês Antoine Bouvard e construído em 1915. Integrou a remodelação do parque empreendida na gestão do prefeito Candido Ferreira de Abreu. Possuía sofisticada estrutura metálica importada da Europa, coberta com folhas louçadas em amarelo e azul. Estava assentado em uma sólida base de pedra, envolta por um espelho…

Leia Mais

Passeio Público

Atualmente, os dois portões principais do Passeio Público (situados nas duas esquinas da Rua Presidente Faria, com a Rua Carlos Cavalcanti e com a Avenida João Gualberto) não estão alinhados com a cerca que circunda o parque. Isto ocorre porque a cerca foi recuada em relação a sua posição inicial para dar espaço às obras…

Leia Mais

Passeio Público

O Passeio Público, inaugurado em 1886, recebeu várias intervenções ao longo de sua trajetória. Entre elas, a reformulação empreendida em 1915, durante a gestão do prefeito Candido Ferreira de Abreu, na qual destaca-se a construção dos portões em alvenaria projetados pelo arquiteto francês Joseph Antoine Bouvard. Inaugurados em 22 de outubro de 1915, os portões,…

Leia Mais
Scroll To Top