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Urbanização de Curitiba

1944: uma nova fase da verticalização de Curitiba

O ano de 1944 anuncia uma alteração do padrão construtivo em Curitiba com o aumento do número de pavimentos e ultrapassando os dez pisos do Braz Hotel, o mais alto edifício existente. Iniciam a próxima fase da verticalização da cidade, os edifícios João Alfredo e Marumby, considerados “símbolos de nossa civilização urbana”, juntamente com uma…

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Arborização de Curitiba

Curitiba já foi conhecida como capital ecológica devido à presença de inúmeros parques na cidade, os quais foram construídos desde a década de 1970. Mas a valorização do meio ambiente é bem mais antiga. Desde o início do século XX, existe a preocupação com a arborização de ruas e praças, afinal “o ar puro e…

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As virtudes de morar nas alturas no centro da cidade – 1

Paulo Roberto e Marisa Correia de Oliveira, moradores do Marumby, destacam as vantagens de morar em edifícios em altura na área central da cidade: Morar no edifício era muito melhor e mais confortável que nos antigos sobrados. O prédio novo, moderno, com distribuição melhor da água, banheiro completo, janelas em todos cômodos, face norte, corredores…

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As virtudes de morar nas alturas no centro da cidade – 2

Regina Freire Maia, antiga moradora do Tamoio, relata o cotidiano de morar em edifícios em altura na área central da cidade: Nós fomos para o edifício Tamoio, da família Colle, em 1958 e ficamos até 1968. O apartamento era pequeno para nossa família, mas podíamos pagar o aluguel e estava junto à Universidade.Depois de algum…

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Bondes e auto-ônibus de Curitiba

Nas ruas de Curitiba, em 1922, circulavam 2.615 veículos, entre os quais 183 automóveis particulares e do governo, 867 carroças de quatro rodas, 131 bicicletas, 15 motocicletas, 130 aranhas e 43 carros de praça. A grande quantidade de carroças, bicicletas e aranhas – utilizadas para condução de pessoas e transporte de cargas – em comparação…

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Casas de madeira – Lei n° 177/1906

A Lei Municipal n° 177, de 30 de abril de 1906, dispõe pela primeira vez em Curitiba a respeito das casas de madeira, proibindo sua construção na região mais central da cidade. “Art. 1° Fica proibida a construção de casas de madeira na área abrangida pelo seguinte perímetro: da Rua 7 de Setembro – em…

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Curitiba em 1857

Em 1857, Curitiba é uma cidade muito pequena! Nesta data, Curitiba conta com 6.791 habitantes. Segundo Romário Martins, “somente possuía duas escolas de primeiras letras para meninos e uma para meninas. Tinha 27 quarteirões, (…) 308 casas e 52 em construção”. As poucas e irregulares ruas desenvolvem-se em torno do Largo da Matriz (hoje, Praça…

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Curitiba em 1883

A fotografia é tirada da “Chácara da Nhá Laura”, onde hoje se situa o Colégio Estadual do Paraná. A posição alta da câmera permite uma visão panorâmica da cidade. A cerca que aparece em primeiro em primeiro plano define o limite entre a propriedade particular e o Passeio Público. Em seguida, o núcleo urbano da…

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Curitiba em 1894

No final do século XIX, Curitiba apresenta um acentuado crescimento. A comparação da planta de 1894 com a de 1857 revela a expansão da malha urbana, que ultrapassa os limites impostos pelos rios Ivo e Belém. Em 1894, a cidade possui escolas, clubes, teatros, quarteis, residências imponentes e edifícios públicos de relevância, como os palácios…

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Curitiba em 1927

Em 1920, Curitiba possui 78.986 habitantes! Sua malha urbana é formada por 240 ruas, 13 alamedas, 23 avenidas, 25 praças, 10 largos e 10 travessas. Dos 5.700 prédios existentes na cidade, 2.978 possuem ligação de água e esgoto (53% do total) e 240, somente de água. As quatro linhas de bondes elétricos estendem-se por 25…

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Curitiba em 1969

No centro da imagem, a Rua Marechal Deodoro, no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco (à esquerda) e Presidente Faria (à direita). A verticalização está se consolidando e, em poucos anos, tomará grande parte da área central. Ao fundo, o Passeio Público, a Casa do Estudante Universitário e o Colégio Estadual do Paraná.…

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Curitiba no início do século XX

Cartões postais que em conjunto mostram uma panorâmica de Curitiba, na primeira década do século XX, tomada da torre do então Colégio da Divina Providência (hoje a Uninter, na Rua do Rosário). Para saber mais, visite o site Memória Urbana!

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Dificuldades técnicas da verticalização de Curitiba

No processo de verticalização da cidade, muitas dificuldades técnicas serão ultrapassadas, como a ausência de material, principalmente durante e logo após a Segunda Grande Guerra. Havia neste período, uma “constante falta de material, em virtude do conflito que assolava o mundo, impedindo a importação do ferro, cimento, etc. imprescindíveis para a concretização da obra”. Além…

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Edifício Curitiba

Ao lado do Braz Hotel, encontra-se o Edifício Guiss, depois nominado Curitiba, edificado pela Surugi & Colle. Projetado e construído como prédio de apartamentos, o Curitiba também abrigou múltiplos usos. Médicos como Luiz e Yvonne Parigot de Souza atendiam no apartamento seis, em 1942. Os pintores Teodoro de Bona e Guido Viaro, em 1944, tiveram…

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Edifícios em altura construídos em Curitiba entre 1930 e 1943

Os edifícios em altura construídos em Curitiba entre 1930 e 1943 possuem algumas características comuns. São concebidos, majoritariamente, por um único proprietário, visando o maior número de unidades para alugar e obter renda mais significativa. Apresentam a máxima ocupação possível do lote, buscando a multiplicação do solo, em detrimento de fatores como ventilação e orientação…

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Futurismo Predial de Curityba?

Em 8 de janeiro de 1928, a matéria “Futurismo Predial de Curityba?” do jornal Gazeta do Povo chamou a atenção de seus leitores para uma construção que estava sendo executada na esquina da Rua São Francisco com a Travessa Marumby, hoje Tobias de Macedo. O edifício em questão apresentava, nos pisos superiores, avanços em relação…

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Lambrequim de Curitiba

O lambrequim, rendilhado de madeira recortada, para decoração das extremidades dos beirais, é um ornamento bem conhecido de Curitiba. Encontrado nas casas antigas de madeira, está associado a uma herança dos imigrantes alemães e poloneses. Mas a recorrente presença do lambrequim tem raízes legais. Em 1914, a Lei Municipal n.° 413 regulamentou a construção em…

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Linha de bonde Matadouro

Trecho do livro Os 75 anos do Matadouro Municipal do Guabirotuba: arquitetura, urbanização e higienismo. Para saber mais sobre o tema, visite a página e leia o livro, https://www.memoriaurbana.com.br/matadouro-municipal-guabirotuba/.

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Fonte de água na Praça Zacarias

Fonte de água que funcionou na atual Praça Zacarias entre 1871 e 1910, momento em que entra em funcionamento o sistema de abastecimento de água potável em Curitiba. na fotografia, um pipeiro armazenando água do chafariz para comercializá-la nas ruas da cidade. Para saber mais sobre a urbanização de Curitiba, visite a página e leia…

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Ontem&Hoje

Em 1886, ano da sua inauguração, a entrada principal do Passeio Público localizava-se no Boulevard 2 de Julho (atual Avenida João Gualberto). Para marcar o acesso ao parque, foram plantadas palmeiras ao longo desta rua, como pode ser visto na fotografia da época. As palmeiras de 1886 ainda fazem parte da paisagem do Passeio Público…

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Ontem&Hoje

O Coreto Mourisco foi projetado pelo arquiteto francês Antoine Bouvard e construído em 1915. Integrou a remodelação do parque empreendida na gestão do prefeito Candido Ferreira de Abreu. Possuía sofisticada estrutura metálica importada da Europa, coberta com folhas louçadas em amarelo e azul. Estava assentado em uma sólida base de pedra, envolta por um espelho…

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Passeio Público

Atualmente, os dois portões principais do Passeio Público (situados nas duas esquinas da Rua Presidente Faria, com a Rua Carlos Cavalcanti e com a Avenida João Gualberto) não estão alinhados com a cerca que circunda o parque. Isto ocorre porque a cerca foi recuada em relação a sua posição inicial para dar espaço às obras…

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Passeio Público

O Passeio Público, inaugurado em 1886, recebeu várias intervenções ao longo de sua trajetória. Entre elas, a reformulação empreendida em 1915, durante a gestão do prefeito Candido Ferreira de Abreu, na qual destaca-se a construção dos portões em alvenaria projetados pelo arquiteto francês Joseph Antoine Bouvard. Inaugurados em 22 de outubro de 1915, os portões,…

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