No Paraná, em meados do século XIX, as normas para edifícios escolares começaram a ser elaboradas. No Regulamento de 1857, Capítulo III – Do material das escolas, Artigo 44, consta: Cada escola do sexo masculino deve ter os seguintes objetos: uma mesa com gaveta e uma cadeira de braços para o professor sobre um estrado,…

Leia Mais

No Paraná, em meados do século XIX, as normas para edifícios escolares começaram a ser elaboradas. No Regulamento de 1857, Capítulo III – Do material das escolas, Artigo 44, consta: Cada escola do sexo masculino deve ter os seguintes objetos: uma mesa com gaveta e uma cadeira de braços para o professor sobre um estrado,…

Leia Mais

No dia 3 de dezembro do ano passado [1882] inaugurou-se a primeira casa escolar na província do Paraná. O edifício que mandei construir na Rua Aquidaban, desta capital, no terreno que me ofereceu o comendador Antonio Martins Franco, é apenas, como já tive ocasião de dizer, um protesto contra o estado da instrução publica.Os cofres…

Leia Mais

Na mesma rua do Aquidaban e em um terreno que me foi oferecido para a instrução publica pela Exma. Sra. D. Escholastica Joaquina de Sá Ribas Franco, viúva do Exm. Brigadeiro Manoel de Oliveira Franco, mandei no dia 15 de Agosto d’este ano começar uma outra casa escolar para meninas. É meu intento levanta-la com…

Leia Mais

A Escola Brazílio Machado, construída em Antonina, a edificação, foi inaugurada em 15 de agosto de 1885 destinada às escolas do sexo masculino. Em Janeiro deste ano [1883] quando estive nessa cidade sugeri a ideIa de aproveitar-se os alicerces destinados a cadeia para a construção de uma casa escolar.Aceita a minha indicação, mandei organizar os…

Leia Mais

Na segunda metade do século XIX são construídos no Paraná sete edifícios escolares, sendo um destinado à instrução secundária e os demais, à primária. Mesmo considerando que a grande maioria dos edifícios escolares se destina ao ensino das primeiras letras – 85% do conjunto –, destaca-se o número muito reduzido de escolas projetadas e construídas…

Leia Mais

O Mapa localiza as escolas construídas em todo o período e possibilita verificar sua concentração na região leste, conhecida como Paraná Tradicional. A comparação com o Mapa da segunda metade do século XIX demonstra que a ação política consiste na edificação de pelo menos uma escola nas principais cidades paranaenses. O período de maior intensidade…

Leia Mais

O Mapa  exibe a localização dos edifícios para a instrução primária e secundária construídos em área urbana no Paraná entre 1930 e 1945, com grande concentração em Curitiba, seguida por Ponta Grossa. A região leste, de ocupação mais consolidada, o chamado Paraná Tradicional, é novamente beneficiada e União da Vitória, Palmeira, Rio Negro, Jacarezinho e…

Leia Mais

O Mapa localiza as escolas Construídas entre 1945 e 1951 no Paraná e mostra que o vazio da região oeste começa a ser enfrentado. Mesmo assim, nos municípios de Laranjeiras do Sul, Mangueirinha, Palmas e Campo Mourão não são construídos edifícios escolares. Trecho do livro A arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955). Para saber…

Leia Mais

O Mapa traz a localização das escolas projetadas e construídas entre 1951 e 1955 no Paraná, indicando maior concentração de edifícios nas cidades da região norte, que vivenciam a prosperidade econômica e o aumento populacional advindos da lavoura do café e que, até então, não contavam com este equipamento. As demais unidades são edificadas no…

Leia Mais

O mapa mostra o conjunto de edifícios escolares públicos projetados e construídos especialmente para este fim, nos primeiros cem anos após a criação da Província do Paraná. São mais de 200 exemplares analisados no livro A arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955). Para saber mais, acesse no site Memória Urbana o conteúdo ESCOLAS PÚBLICAS…

Leia Mais