O Mapa  exibe a localização dos edifícios para a instrução primária e secundária construídos em área urbana no Paraná entre 1930 e 1945, com grande concentração em Curitiba, seguida por Ponta Grossa. A região leste, de ocupação mais consolidada, o chamado Paraná Tradicional, é novamente beneficiada e União da Vitória, Palmeira, Rio Negro, Jacarezinho e Jaguariaíva, por exemplo, recebem o segundo edifício escolar. Já no norte, as cidades mais novas como Londrina, Rolândia e Sertanópolis ganham suas primeiras escolas. Ainda se verifica que grande parte do oeste do Estado não conta com unidades escolares urbanas projetadas e construídas para esta finalidade, indicando que o desafio da administração pública paranaense está situado na dimensão quantitativa.

Trecho do livro A arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955).

Para saber mais, acesse no site Memória Urbana o conteúdo ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ (https://www.memoriaurbana.com.br/arquitetura-escolas/) e leia o livro, disponibilizado na íntegra em https://www.memoriaurbana.com.br/arquitetura-escolas/livro/.

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