Na mesma rua do Aquidaban e em um terreno que me foi oferecido para a instrução publica pela Exma. Sra. D. Escholastica Joaquina de Sá Ribas Franco, viúva do Exm. Brigadeiro Manoel de Oliveira Franco, mandei no dia 15 de Agosto d’este ano começar uma outra casa escolar para meninas. É meu intento levanta-la com donativos das senhoras paranaenses. Embora por falta de tempo, ainda não tenha podido solicitar tão gentil concurso, já a Exma. Sra. D. Francisca Corrêa Alves de Araújo, esposa do Snr. Commendador Antonio Alves de Araújo, contribuiu com 500$000 e a Exma Sra. Baronesa de Guaraúna mandou pôr á minha disposição igual quantia.
Tendo fundada esperança que os cofres provinciais não serão postos em contribuição.
O novo edificio não gastará mais de 12:000$000 e por sua elegância há de trair a origem dos donativos. Está encarregado da administração das obras o Tenente coronel Antonio Ricardo Lustosa de Andrade.

PARANÁ. Relatório de Carlos Augusto de Carvalho, Presidente do Paraná, para a Assembleia Legislativa do Paraná, em 1º de outubro de 1882. p. 89.

Trecho do livro A arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955).

A foto mostra a Escola Oliveira Bello, construída em Curitiba no ano de 1884. Acervo: Acervo: Memorial Lysimaco Ferreira da Costa.

Para saber mais, acesse o conteúdo ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ (https://www.memoriaurbana.com.br/arquitetura-escolas/) e leia o livro, disponibilizado na íntegra em https://www.memoriaurbana.com.br/arquitetura-escolas/livro/.

Compartilhar: