A Escola Brazílio Machado, construída em Antonina, a edificação, foi inaugurada em 15 de agosto de 1885 destinada às escolas do sexo masculino.

Em Janeiro deste ano [1883] quando estive nessa cidade sugeri a ideIa de aproveitar-se os alicerces destinados a cadeia para a construção de uma casa escolar.
Aceita a minha indicação, mandei organizar os planos, que remeti já a câmara municipal, e nomeei uma comissão para agenciar donativos e encarregar-se da direção das obras que devem ser feitas com a parte do imposto predial destinada á instrução publica, com o donativo de Rs. 500$000 feito por S.M. o Imperador e com donativos particulares.

PARANÁ. Relatório de Luiz Alves Leite de Oliveira Bello para Brazilio Augusto Machado de Oliveira, na transmissão do cargo de Presidente do Paraná em 22 de agosto de 1884. Curityba: Typ. Perseverança, 1884. p. 95.

Trecho do livro A arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955).

Para saber mais, acesse o conteúdo ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ (https://www.memoriaurbana.com.br/arquitetura-escolas/) e leia o livro, disponibilizado na íntegra em https://www.memoriaurbana.com.br/arquitetura-escolas/livro/

Compartilhar: