O Mapa localiza as escolas construídas em todo o período e possibilita verificar sua concentração na região leste, conhecida como Paraná Tradicional. A comparação com o Mapa da segunda metade do século XIX demonstra que a ação política consiste na edificação de pelo menos uma escola nas principais cidades paranaenses. O período de maior intensidade construtiva ocorre entre 1908 e 1912, com a entrega de 18 unidades, sendo a grande maioria destinada ao ensino primário e apenas um jardim de infância.
Deste conjunto, 61% das unidades são edificados no interior do Estado. Na década de 1920 são construídas 13 escolas, quatro de grande porte e alto padrão construtivo e formal: as três escolas normais e o Grupo Escolar D. Pedro II.
De forma geral, se a grande maioria dos municípios é contemplada com uma unidade projetada e construída para as atividades pedagógicas, é evidente que ela não atende a toda população infantil. Em todo o Estado, as escolas instaladas precariamente predominam e a década de 1930 inicia com uma demanda acentuada por este equipamento urbano.

Trecho do livro A arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955).

Para saber mais, acesse no site Memória Urbana o conteúdo ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ (https://www.memoriaurbana.com.br/arquitetura-escolas/) e leia o livro, disponibilizado na íntegra em https://www.memoriaurbana.com.br/arquitetura-escolas/livro/.

Compartilhar: