Texto sobre A arquitetura dos grupos escolares do Paraná na Primeira República.

Busca apreender o processo de instituição e disseminação de grupos escolares ocorrido durante a Primeira República no Estado do Paraná, tomando como referência a identificação e a análise das edificações e da sua arquitetura. Baseia-se no pressuposto de que o edifício escolar concebido e construído para esse fim é uma resposta histórica e geograficamente situada às demandas pedagógicas e higienistas vigentes.

Materializa a arte e técnica de construir espaços, de estabelecer ordem e limites, de atender a demandas específicas, de expressar valores e de simbolizar a importância que a educação representa no período.

Palavras-chave: grupo escolar; arquitetura escolar; história da educação; Paraná.

Referência:

CASTRO, Elizabeth Amorim de. A arquitetura dos grupos escolares do Paraná na Primeira República. (p. 122-147). In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 90, n. 224, p. 122-148, jan./abr. 2009. e-ISSN: 2176-6681 Disponível em: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.90i224.505.

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